Efeito Duotone
com o CorelDRAW
Evandro Melo | Junho, 2019 | Tutoriais
Pesquisar
Categorias
Pesquise Por Tag
Posts Recentes
Nenhum post encontrado.

Usando o CorelDRAW
para criar o efeito Duotone
Já ouviu falar em efeito Duotone? Talvez já o tenha visto em algum lugar pela internet, principalmente nas mídias sociais. Esse efeito apesar de simples possui um grande potencial e pode render belas composições gráficas. O Duotone consiste em aplicar duas cores distintas em um objeto ou imagem usando um mapeamento dos níveis de iluminação de cada cor que compõe o projeto. Apesar de ser mais utilizado em softwares de edição bitmap, como o Photoshop por exemplo, o que trago hoje é uma forma de reproduzir esse efeito diretamente no CorelDRAW, sem a necessidade de utilizar qualquer outro programa, inclusive com o controle total das cores aplicadas no efeito.
Máscara de transparência
O efeito será aplicado utilizando o método de máscara de transparência do CorelDRAW, vamos entender melhor como funcionam as máscaras para que o efeito seja aplicado de forma correta.
Basicamente, as máscaras são um recurso para ocultar ou aplicar um nível de transparência sobre um objeto, deixando visível somente as partes desejadas, o melhor de tudo é que esse recurso não é destrutivo, para que o objeto volte ao seu formato original basta excluir o efeito da máscara. A máscara utiliza como parâmetro os níveis de luminosidade das cores mapeadas no efeito. Podemos mapear qualquer objeto para servir de máscara, seja ele um vetor ou imagem.
A máscara transforma as cores do objeto mapeado em um perfil de tons de cinza e utiliza como base para criar um efeito de transparência de acordo com o nível de cinza de cada cor contida nesse mapeamento.
Veja a imagem abaixo: quanto mais próximo a cor estiver do branco, mais transparência o objeto receberá, e quanto mais próximo da cor preta, menos transparência.

Vamos entender melhor esse conceito: a cor preta na máscara preserva o objeto sem o efeito de transparência, enquanto que a cor branca oculta o objeto com o efeito de transparência. Ao utilizar tons de cinza, teremos nuances de transparência baseados nos níveis de luminosidade da cor. Por exemplo: um tom de cinza mais claro ou mais próximo da cor branca, receberá mais transparência no efeito aplicado.

Observe o efeito aplicado com o mapeamento de uma imagem: as partes mais escuras são preservadas enquanto que as partes mais claras recebem o efeito de transparência. A transparência é aplicada no efeito de acordo com o tom de luminosidade de cada pixel, gerando o efeito de uma imagem com apenas duas cores, a cor do objeto e a cor do fundo.
Perceba que o único objeto que recebe o efeito é o quadrado roxo, o fundo verde só pode ser visto na área do quadrado que recebe algum nível de transparência.

Créditos: Pixabay
Vamos ao tutorial
Abra o CorelDRAW e crie um novo documento o tamanho de 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura, perfil de cores RGB e 72 dpi de resolução.

Importe ou arraste a imagem para a área de trabalho do CorelDRAW, em seguida, corte a imagem com a mesma medida da página (1920 x 1080 px).

Crie 2 retângulos com o mesmo tamanho da página. Dica: dê um clique duplo para sobre a ferramenta de retângulo para criar um objeto do tamanho da página.

Selecione o um dos objetos criados e dê dois cliques sobre a ferramenta de preenchimento na parte de baixo da tela.

Ao abrir a janela de preenchimento, selecione o modelo de cor RGB e insira os valores R:50 G:6 B:84, depois clique em ok para confirmar.

Repita o processo com o segundo retângulo e insira os seguintes valores: R:9 G:217 B:137.

Após criar os dois retângulos, coloque o retângulo verde por cima do retângulo roxo. Dica: para centralizar os dois objetos, selecione e aperte a tecla “P” do seu teclado.

Utilizando a janela de propriedades do objeto
Abra a janela de propriedades do objeto clicando no menu janela, selecione a opção janelas de encaixe e clique na opção propriedades do objeto, ou se preferir utilize o comando “Alt + Enter” em seu teclado.

Com o retângulo verde selecionado, clique no menu de transparência da janela de propriedades do objeto e selecione a opção de transparência de padrão de bitmap.

Selecione a opção de novo documento na janela de transparência para criar um novo padrão a partir de uma seleção. Em seguida selecione a área da imagem que foi importada para o CorelDRAW para criar um novo padrão.

Após aceitar a seleção, uma nova janela será aberta com algumas opções. Selecione a resolução de 72 dpi, o modo de cor como RGB 24 bits, e selecione as opções de suavização de serrilhado e fundo transparente, após isso clique em ok para aceitar as opções.

Nessa etapa do processo já temos o nosso padrão de transparência aplicado sobre o objeto, faremos agora a edição do efeito.
Com a seleção do retângulo verde ativa, clique sobre a opção editar transparência (último ícone da janela de transparência).

Com o menu de edição de transparência aberto, selecione a opção transformar com objeto, para restringir o efeito de padrão ao tamanho do retângulo, selecione a opção luminosidade e insira o valor 90 para obter um melhor resultado do efeito, em seguida clique na opção inverter ao lado da imagem de preview do menu de edição do efeito. Clique em ok para aceitar as alterações.

Pronto, já temos uma imagem com efeito Duotone aplicado sem precisar utilizar outro programa, e a maior vantagem desse efeito é o controle total sobre a edição das cores aplicadas.

A vantagem de aplicar o efeito duotone dessa maneira é ter o controle das cores aplicadas nos objetos de forma independente. A edição das cores pode ser feita a qualquer momento, e de diversos modos, o efeito só aplicou um padrão de transparência utilizando as informações da imagem mapeada, é possível inclusive aplicar um preenchimento com degradê sobre o objeto que recebeu o efeito.

Utilizando a janela
de estilos de cor
Unir as opções da janela de estilos de cor também pode ser uma ótima opção para criar resultados variados ou se preferir somente alterar a harmonização das cores.
Para abrir a janela de encaixe, clique no sinal de mais (+) ao lado da janela de propriedades do objeto, é um menu contextual que permite abrir outras janelas de encaixe, escolha a opção estilos de cor.

Com a janela de estilos de cor aberta e os objetos selecionados, clique em “novo estilo de cor” e escolha a opção “novo de selecionado” para gerar uma nova harmonização, ou se preferir arraste os objetos selecionados para o campo acima com o ícone de pasta.

Após clicar clicar para adicionar um novo estilo de cor, uma janela será aberta com algumas opções, aqui você pode definir se vai editar preenchimento e/ou contorno, escolher o perfil de cores, e como deseja agrupar as cores selecionadas. Clique em ok para definir as opções.

Essa janela de encaixe controla as cores de uma composição, por ela você pode editar as cores através do painel de harmonização, alterando os parâmetros de cada cor, como perfil de cor, matiz, saturação e brilho.

No painel de edição você controla como desejar as cores, inserindo harmonia, editando o perfil, e controlando os parâmetros de cada cor individualmente ou criando uma harmonia entre o grupo de cores.
Conclusões finais
A ideia desse tutorial, além de trazer uma outra opção para se criar o efeito duotone, é apresentar um pouco do potencial que o CorelDRAW possui com as janelas de encaixe das propriedades do objeto e estilos de cor, você pode explorar cada detalhe desses painéis e descobrir outras inúmeras ferramentas e modos de criação diferentes.
Agora é a sua vez de explorar essas opções! Se você gostou, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos, ele pode ajudar mais pessoas.
E você já conhecia essa opção? Fique a vontade para comentar.

Evandro Melo
“Sou um designer gráfico brasileiro, e atuo com foco na criação e desenvolvimento de identidade de marcas. Atuo também com ilustrações e criação de conteúdo visual para mídias gráficas e digitais”.